top of page

Um pouco da história não divulgada do Método Sazonal Expandido.

Atualizado: 12 de jun. de 2023

O Método Sazonal Expandido de 12 Estações (4 tradicionais e 2 derivações extras de cada uma das 4) foi originalmente desenvolvido por Kathryn Kalisz (1948-2010). Colorista na Munsell Color Co. Aí, após muitos anos de estudos e projeções estatísticas dos dados nesta companhia, ela chegou à conclusão que cerca de 2/3 da humanidade deveria possuir sub tons neutros de pele e, por isso, não se encaixavam no

sistema de 4 estações de análise da coloração pessoal.


A partir daí, em 1991, ela desenvolveu o Sistema Sazonal Expandido com 12 categorias: o Twelve-Tone Color System™. Em 2002 fundou o SciART (CEO até 2010); Kathryn foi também a primeira a fazer uma cuidadosa curadoria para as cores destas 12 estações , além de tê-las submetido a várias adequações, com base em sua vasta experiência como colorista e consultora.


Contudo, logo a seguir ao pioneirismo da excepcional Kathryn, o grupo CMB (Color me Beautiful), tratou de difundir comercialmente este novo sistema através do livro de duas de suas principais consultoras na época, Mary Spillane e Christine Sherlock. Elas escreveram juntas "Color Me Beautiful's Looking Your Best" em 1995, dando assim ampla divulgação ao novo método.


Em resposta imediata, Kathryn Kalisz tratou de finalmente publicar o resultado de seus estudos por mais de uma década, no livro "Understanding Your Color" (1996).



Posts recentes

Ver tudo
Racismo na Consultoria de Cores?

Só não vê quem realmente não quer ver, pois é evidente o racismo na maioria das metodologias que foram importadas dos EUA e Europa...

 
 
 

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Nov 10, 2024
Rated 5 out of 5 stars.

amei a explicação

Like
bottom of page