Um pouco da história não divulgada do Método Sazonal Expandido.
- Eduarda Mendes
- 18 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 12 de jun. de 2023
O Método Sazonal Expandido de 12 Estações (4 tradicionais e 2 derivações extras de cada uma das 4) foi originalmente desenvolvido por Kathryn Kalisz (1948-2010). Colorista na Munsell Color Co. Aí, após muitos anos de estudos e projeções estatísticas dos dados nesta companhia, ela chegou à conclusão que cerca de 2/3 da humanidade deveria possuir sub tons neutros de pele e, por isso, não se encaixavam no

sistema de 4 estações de análise da coloração pessoal.
A partir daí, em 1991, ela desenvolveu o Sistema Sazonal Expandido com 12 categorias: o Twelve-Tone Color System™. Em 2002 fundou o SciART (CEO até 2010); Kathryn foi também a primeira a fazer uma cuidadosa curadoria para as cores destas 12 estações , além de tê-las submetido a várias adequações, com base em sua vasta experiência como colorista e consultora.
Contudo, logo a seguir ao pioneirismo da excepcional Kathryn, o grupo CMB (Color me Beautiful), tratou de difundir comercialmente este novo sistema através do livro de duas de suas principais consultoras na época, Mary Spillane e Christine Sherlock. Elas escreveram juntas "Color Me Beautiful's Looking Your Best" em 1995, dando assim ampla divulgação ao novo método.
Em resposta imediata, Kathryn Kalisz tratou de finalmente publicar o resultado de seus estudos por mais de uma década, no livro "Understanding Your Color" (1996).
amei a explicação